sábado, 13 de março de 2010

Automodelismo: o que é?

Miniatura de Pick-Up Ford F-1 1948 - 1:18 - de Marcelo Sanches

Miniatura de Pick-Up Ford F-1 1948 - 1:18 - de Marcelo Sanches

Automodelismo é a prática de modelismo em automóveis, que podem ser de controle remoto ou estáticos.

Entre os automodelos de controle remoto existem os movidos a combustível ou elétricos. O automodelo a combustão é o predileto dos aficcionados, utilizando um motor a combustão interna, muito semelhante a um motor de dois tempos de motocicletas, denominado glow engine. Já os carros elétricos, como o nome já diz, utilizam um pequeno motor elétrico alimentado por uma bateria recarregável. Os modelos de combustão utilizam como principal combustível o metanol, com uma percentagem de nitrometano que vai até uns 40%, sendo aconselhável, para maior durabilidade, não ultrapassar os 20% a 25% misturado com óleo dois tempos, geralmente sintético, mas por vezes à base de rícino.

Também existem dois grupos principais de automodelos: on road e off road.
Os modelos on road são para pistas asfaltadas e são muito semelhantes a carros de stock car, já osautomodelos off road são para terra ou terrenos acidentados.

Para cada grupo existem categorias que determinam seu tamanho. As mais comuns são 1/5, 1/8 e 1/10. Estes números representam escalas comparando-se com carros verdadeiros, ou seja, um automodelo 1/10 tem um décimo do tamanho de um carro real. O automodelismo radio controlado conta com campeonatos estaduais, nacionais e mundiais.

Há vários fabricantes conhecidos: HoBao, OFNA, Kyosho, Tamiya (Japão), Traxxas(U.S.A), DuraTrax (U.S.A.), HPI (U.S.A.), Thunder Tiger (Taiwan), Serpent, Mugen, Xray, CEN.
Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário