sábado, 27 de março de 2010

Ferramentas para modelismo



Aerógrafo: 
É como uma pistola de pintura em miniatura que e é empregado na pintura geral e de detalhes do plastimodelo. Os aerógrafos usam o ar comprimido proveniente de um compressor para junto com a tinta produzir um spray de tinta a qual gera uma pintura muito mais uniforme que o pincel além de proporcionar uma pintura de acordo com o mesmo principio das pistolas de pintura em geral usadas na pintura de aeronaves, navios, carros etc. É comum a apresentação dos aerógrafos em: Aerógrafos de ação simples: São aerógrafos nos quais o ar e a tinta são liberados simultaneamente não permitindo ajuste na espessura do facho durante a liberação da tinta.Aerógrafos de ação dupla: São aerógrafos nos quais o ar e a tinta tem liberação independente podedo-se liberar primeiro o ar e depois a tinta e possibilitando que se varie a espessura do facho de tinta de acordo com a necessidade mesmo durante a sua liberação.As marcas mais usadas de aerógrafos são Paasche, Aztech e Badger.Porem,vamos dar preferencia ao Gatti AG3 de fabricação nacional e que da um show em cima dos outros. 






Compressor: 
É usado para fornecer uma pressão estável para a operação do aerógrafo. É importante que o ar entrege pelo compressor seja seco e livre de impurezas tais como pó, óleo ou ferrugem que podem danificar o aerógrafo.
Pesquisa:Com certeza um dos mais importantes materiais para montar um kit, reunir fotos, textos e explicações sobre o objeto de construção ajuda a fazer com que o kit seja uma reprodução fiel. Livros, revistas, web e consultas a modelistas mais experientes podem ser de grande ajuda na construção do seu modelo.



Tesoura: 

Para cortar os decalques.

Palitos de dentes: 
Usados para segurar partes como as rodas, e também para pintar pequenas áreas que exigem maior cuidado.

Palitos de sorvete:
Para segurar partes à serem pintadas.







Pinças: 
Usadas no manuseio de peças delicadas e difíceis de manusear sem instrumento além de serem úteis para auxiliar na pintura e colagem de peças.


Alicate de corte: 
Usado para destacar peças da grade para posterior montagem.
Estilete ou faca de hobby: 
Usado para retirar rebarbas de peças bem como para esculpir e cortar peças.


Fita Adesiva: Usada para fazer máscaras de pintura sobre áreas que não deverão ser pintadas bem como para guiar cortes ou aplicação de massa nos kits. 
Massa:
Usada para cobrir buracos, frestas e falhas que não devem existir no modbasicamente de dois tipos: Acrílicas: Solúveis em álcool ou água Enamel: Solúveis em thinner.


Colas: 
Diversos tipos de colas são usadas,entretanto usaremos apenas tres tipos, super bonder, cola branca, e jet. 
Tintas: 
Podem ser basicamente de dois tipos: Acrílicas: Solúveis em álcool ou água Enamel: Solúveis em thinner.
Lixas:
As lixas d'agua são as indicadas,nas mais diversas granulações, desde 280 até 1200,5000, etc.




Pincéis:
Os mais comumente usados são macios, chatos para efeitos de envelhecimento e redondos para pintura em geral de acordo com o hábito do modelista. Podem ser usados pinceis largos também para a limpeza de peças do kit.
Fonte: Miniaturascar





Nenhum comentário:

Postar um comentário